Descubra quais são as 4 cirurgias mais procuradas que podem ser feitas de graça pelo SUS

O sistema único de saúde é o único modo de tratamento de milhões de pessoas em todo o Brasil. Uma vez que boa parte da população não desfruta de plano particular para consultas e exames, o Sistema Único de Saúde, por mais modesto e a vezes “capenga” acaba sendo a única saída de pessoas até mesmo para cirurgias.

Por mais que o agendamento dessas cirurgias demorem muito tempo para serem agendadas, em algum momento da vida o paciente da fila conseguirá fazer o tão esperado procedimento cirúrgico. Aliás, entre os que são mais revindicados é a Cirurgia Bariátrica pelo SUS, a qual sofreu um aumento de até 46% na procura desde 2016 e segue crescendo.

Requisitos

Se você tem interesse, paciência e precisa muito fazer uma cirurgia, vamos listar 4 que poucas pessoas têm o conhecimento e que podem ser feitas pelo cartão SUS.

Cirurgia de otoplastia

Essa cirurgia é realizada pelo SUS em pessoas que sofrem com o problema de orelha de abano – que é quando a pessoa tem as pontas das orelhas muito afastadas do rosto – podendo ser feitas por pessoas que se sentem incomodadas e queiram mudar de aparência por conta da orelha de abano. 

Cirurgia de fenda palatina

Por mais que seja uma das cirurgias mais comuns feitas pelo SUS, muita gente ainda desconhece a cirugia de fenda palatina. Ela nada mais é que um problema genético que causa deformação do nariz e boca.

Cirurgia de lábio leporino

Assim como a fenda palatina o lábio leporino também é uma deformidade causada por fatores genéticos, podendo ser corrigido com o auxilio do SUS.

Cirurgia de mudança de sexo

Mesmo com o enorme retrocesso em politicas publicas no Brasil e até mesmo no pensamento de milhões de brasileiros nas questões que envolvem a homossexualidade e identidade de gênero o SUS continua atendendo pacientes que precisam da cirurgia de mudança de sexo. A cirurgia é feita de forma totalmente gratuita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *