Copywriting para redes sociais: confira essas 6 dicas essenciais para ter sucesso

A imagem mostra uma representação do Copywriting

O tempo em que as redes sociais eram apenas espaços de entretenimento ficou para trás. Atualmente, ter forte presença no digital é uma grande vitrine para a sua marca, e saber utilizar o copywriting a seu favor é uma jogada de mestre se você deseja expandir o seu negócio e aumentar as suas vendas.

Mas você ainda está com dúvidas sobre o que é copywriting e para que ele serve? Calma, nós estamos aqui para te ajudar! Hoje você vai entender tudo sobre essa técnica e quais benefícios ela pode trazer para a sua empresa.

 

O que é copywriting e para que serve?

Copywriting é uma estratégia que consiste em escrever de forma persuasiva, para levar o cliente a tomar uma decisão em relação ao seu produto ou serviço. É uma técnica muito utilizada no marketing digital e que se difundiu rapidamente pelas redes sociais.

Essa ferramenta faz com que você alcance diversos resultados, a depender do seu objetivo. Com o uso da estratégia de copywriting nas redes sociais do seu negócio, você pode aumentar as vendas do seu produto ou serviço, conquistar novos clientes, se conectar com o seu público e construir uma comunidade engajada, entre outras vantagens.

A imagem mostra uma representação do Copywriting

Técnicas de copywriting

Existem diversas técnicas para escrever de forma persuasiva nas redes sociais. No copywriting, há pilares básicos que acionam gatilhos mentais, ou seja, estimulam a pessoa que está lendo a realizar uma compra, baixar um e-book de conteúdo, se tornar membro da sua comunidade, entre outros resultados.

Entre os gatilhos mentais despertados pelas técnicas de copywriting, estão: reciprocidade, prova social, afinidade, autoridade, escassez, compromisso e coerência. Confira abaixo o que cada um desses tópicos significa e como utilizar essas técnicas.

 

1 – Reciprocidade

Sabe quando você recebe a ajuda de alguém e sente que está em dívida com essa pessoa? Pois o gatilho mental de reciprocidade desperta exatamente esse sentimento no consumidor.

Como estratégia, você pode oferecer um produto gratuito, como um e-book ou um período de teste de um curso, por exemplo – a depender do seu nicho. Após consumir um produto de qualidade de forma gratuita, aumentam as chances de um lead ser convertido em cliente.

 

2 – Prova social

A prova social é uma ótima estratégia para gerar conversão. Nesse caso, você vai reforçar a autoridade e credibilidade da marca utilizando exemplo de consumidores que adquiriram seu produto ou serviço e ficaram satisfeitos.

Ao ver que outras pessoas ficaram satisfeitas ao comprar o seu produto ou serviço, o lead é convertido em cliente, pois a prova social desperta a tomada de decisão. Você pode mostrar ao seu público, por exemplo:

  • Quantas pessoas adquiriram o seu produto/serviço;
  • Feedbacks de clientes satisfeitos;
  • Clientes que conquistaram seus objetivos após seguirem os ensinamentos do seu curso, etc.

 

3 – Afinidade

O gatilho mental de afinidade (ou afeição, como também é chamado), faz com que as pessoas se conectem a você e/ou à sua marca. Você pode compartilhar situações de vida (em casos de marcas pessoais) ou usar exemplos de histórias reais (para empresas).

As emoções devem ser usadas para humanizar a sua marca. Para isso, é preciso contar boas histórias – use e abuse do storytelling. Dessa forma, você consegue se conectar ao seu público e fortalecer a sua rede.

 

4 – Autoridade

As pessoas costumam confiar em profissionais e marcas que mostram domínio sobre o que falam e fazem. A técnica de autoridade no copywriting é importante para garantir credibilidade e fazer com que o seu negócio esteja sempre na cabeça das pessoas.

Como estratégia, é possível utilizar como referência conteúdos produzidos pelo profissional/marca em questão, como textos, vídeos, reportagens, artigos, etc. Tudo que reforce como determinada empresa ou marca pessoal é autoridade em determinada área

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5 – Escassez

Você está navegando pelo Instagram, quando vê o anúncio do curso de determinado profissional que você admira muito, e na publicação, a seguinte frase: “vagas limitadas”. É bem provável que você compre o material, não é mesmo?!

Ao utilizar a escassez como gatilho mental, você faz o cliente sentir que ele irá perder o seu produto/serviço se não comprá-lo na hora. Isso porque a estratégia de escassez ativa o sistema límbico das pessoas, ou seja, a parte do cérebro responsável pelas respostas emocionais.

 

6 – Compromisso e coerência

No copywriting (e na vida real, convenhamos), compromisso e coerência significam cumprir com o que você prometeu. É essencial que você entregue exatamente o que foi anunciado para as pessoas. Dessa forma, o cliente passará a tomar decisões baseadas no compromisso que firmou com a sua marca.

 

Copywriting para redes sociais

Se você deseja ter sucesso ao aplicar as técnicas de copywriting, o ideal é contar com profissionais especializados. Na Muito Mais Digital, você encontra o serviço completo de gestão para redes sociais.

Para ter sucesso com a estratégia de copywriting, é necessário um bom planejamento digital, realizado por profissionais capacitados. Nossa equipe é especializada em gestão de redes sociais e pode te ajudar a alcançar os melhores resultados nas redes sociais.

Com o serviço de gestão de redes sociais da Muito Mais Digital, a Escola Técnica Profissional, do Grupo ETP, melhorou a performance de vendas e ultrapassou quase 60% da meta de matrículas nos cursos de graduação e pós graduação, em apenas 1 ano.

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