É verdade que um mexicano foi o modelo que inspirou a criação da estatueta do Oscar?

Já falamos sobre a origem do nome Oscar da estatueta dourada. Então agora você sabe Por que se chama Oscar. Mas a pergunta que surge agora, a poucos dias da edição 88 da premiação do Oscar 2016, é como se fez a estatueta do oscar, ou seja, em quem se inspiraram para criar o prêmio, quén foi o modelo para o Oscar, se, porventura, houve? Pois bem, hoje vamos falar sobre isso.
A versão mais popular sobre a criação da estatueta dourada é a seguinte. Diz-Se que o destemido cavaleiro da espada é inspirado na figura do ator e diretor mexicano Emilio “o Índio” Fernandez (1904-1986).

Emilio “o Índio” Fernández, ele chegou a Los Angeles, fugindo de sua cidade natal, o México, por problemas políticos nos anos 20 do século passado. Ganhava a vida tocando diversos trabalhos, finalmente chegou a trabalhar de bañil em construções próximas aos estúdios de Hollywood. Isto permitiu que entrou para o cinema como extra.
Tornou-Se amigo da atriz mexicana Dolores del Rio, que estava casada com o magnata do cinema Cedric Gibboons, encarregado de fazer o projeto da estatueta dos prêmios da Academia que fazia um ano que havia fundado. Em 1928, ela disse ao marido que usou o “índio” Fernandez como modelo para o projeto da estatueta.

O desenho passou para o escultor que fez o seu. A história, no entanto, nunca foi apoiada ou aprovada pela Academia de Hollywood. Algumas pessoas dizem que a Emilio Fernández adorava contar histórias para entreter as pessoas.
Em uma entrevista a uma rádio norte-americana Laura Isabel dos Santos, professora que estudou a presença de mexicanos na Hollywood dos anos 20, disse: “eu Acho que seria maravilhoso que fosse verdade, porque seria mais uma demonstração do papel que desempenharam os mexicanos, e os latinos em geral, durante os anos de formação do cinema norte-americano”. Bem, os mexicanos e latinos, continuam tendo forte presença em Hollywood.