Quais concursos um pedagogo pode fazer?

faculdade de pedagogia ead

Concluiu o seu curso de graduação em pedagogia e já está de olho nas oportunidades disponíveis no mercado de trabalho? Então este texto é para você que busca o seu lugar ao sol!

Hoje vamos comentar sobre as opções voltadas para a área de pedagogia, com foco exclusivo nos concursos públicos!

Tudo porque, não importa se você concluiu pedagogia a distância ou presencial, as oportunidades são as mesmas e devem ser aproveitadas a todo custo.

Nesta altura do campeonato você já deve saber que o mercado de trabalho para os pedagogos não é tão restrito quanto parece e vai muito além da sala de aula. Porém, hoje, em especial, abordaremos somente o campo de concurso pedagogia, para aqueles que têm interesse em fazer parte do funcionalismo público.

 

Tudo o que você precisa saber sobre os concursos públicos para pedagogos

 

Atenção ao edital

Além das prefeituras e secretarias de educação que, obviamente, costumam selecionar os profissionais para compor o seu quadro de educadores em escolas municipais e estaduais, muitos outros órgãos incluem pedagogos em suas equipes de trabalho.

E para que você não desperdice nenhuma chance, o grande segredo é sempre estar atento a nomenclatura dos cargos e suas exigências. Isso porque, o concurso pode oferecer vagas de acordo com a sua escolaridade, utilizando nomenclaturas diferenciadas.

Para exemplificar, podemos citar o caso da Advocacia-Geral da União – AGU, que sempre seleciona profissionais da área de educação, discriminando a função como Técnico em Assuntos Educacionais.

Porém, na grande maioria das vezes, a nomenclatura é mais descomplicada e intuitiva como Professor – Educação Infantil, Professor – Ensino Fundamental, Professor – Ensino Médio, Professor – Anos Iniciais, Professor – Anos Finais, Professor – Educação Básica e Pedagogo.

 

Fique de olho nas atribuições do cargo

Este é um ponto muito importante a ser levado em consideração. Você estudou por quatro anos ou mais tendo em mente quais seriam as suas atribuições como profissional, não é?

Assim, para que você não corra o risco de se frustrar ou até mesmo entrar numa fria, é preciso prestar muita atenção nas descrições das funções constantes no edital.

Isso porque de nada adianta se candidatar para uma vaga específica, enfrentar uma maratona de preparação, investir uma grana em taxa de inscrição para lá na frente, ao tomar posse, perceber que a rotina diária da função nada tem a ver com o seu perfil profissional.

Sendo assim, um dos nossos principais conselhos é ler atentamente o edital e verificar se aquele cargo ou função realmente serve para você, atendendo suas expectativas e anseios.

Neste caso, para que você possa obter sucesso profissional e possa se dar bem na profissão é preciso que você se identifique com as atividades diárias, o que gerará um sentimento de pertencimento.

Uma boa dica neste sentido é conversar com pessoas que já trabalham na função e possam te explicar como funciona a rotina e demandas de trabalho.

 

Para quais concursos posso me candidatar

Vários órgãos já atuam com a educação corporativa. E para que você possa se basear, elencamos alguns como exemplo: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANAC e Ministério da Fazenda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *