Quem pode fazer concurso público?

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Antes de começar a pensar em prestar concurso público, além de escolher o cargo mais adequado ao seu perfil, conhecer o conteúdo programático do edital e escolher um curso para concurso, também é necessário ter muita atenção aos requisitos exigidos para poder se candidatar.

Há uma série de exigências que devem ser atendidas quando você pensa em fazer uma prova de concurso público. E, neste texto vamos detalhar os principais requisitos que aparecem em diversos editais de processos seletivos públicos

O primeiro passo a ser analisado é se você possui a escolaridade e/ou especialização requerida pela vaga. Mas, não necessariamente este requisito precisa estar completo no ato da inscrição, pois a documentação será exigida apenas no momento da posse.

Algumas outras exigências também são consideradas básicas e aparecem na maioria dos editais: possuir nacionalidade brasileira; estar com a situação eleitoral regularizada; estar em dia com as obrigações militares (em caso de candidatos do sexo masculino); ter idade mínima de 18 anos e estar apto física e mentalmente para assumir o cargo.

Porém, alguns editais podem apresentar exigências extras, como por exemplo os concursos das áreas policial e militar. Estes certames em sua maioria restringem tatuagens visíveis com uso dos uniformes e que violem valores constitucionais ou incitem à violência.

Também poderá prestar concurso público quem enfrentou ação penal, desde que prove não ter sido condenado antes do momento da contratação. Porém, em cargos como Juiz, Promotor e certames da área policial – que têm legislações próprias, os candidatos sequer podem ter tido problemas anteriores com as leis.

Mas, pessoas que já foram aprovadas em concursos públicos e por algum motivo sofreram demissão por improbidade administrativa ou por terem cometido crime contra a administração pública, são obrigadas a aguardar 10 anos para se inscrever novamente em um concurso público.

Em alguns casos, além da idade mínima de 18 anos existe também uma idade máxima para poder ingressar em determinados cargos públicos. Posições nas forças armadas, polícias e corpo de bombeiros geralmente limitam a idade em 35 anos para ingresso. Já nos cargos da área administrativa em geral a exigência é de no máximo 70 anos incompletos, seja para mulheres ou homens.

Para pessoas que já estão aposentadas em um cargo público e desejam pleitear uma nova na administração pública, em geral não há possibilidade de uma nova posse. As exceções se dão em caso de dois cargos públicos de profissionais da saúde; dois cargos públicos de professor; um cargo público de professor e outro de técnico ou científico na área de pesquisa; ou cargos públicos de juiz/promotor e outro de professor.

Depois de verificar se você atende aos requisitos do edital selecionado e se não há impedimentos até a posse, o próximo passo é iniciar sua preparação com um curso para concurso que atenda suas necessidades. Uma boa opção são os cursos online, com eles você pode estudar a qualquer momento e no local onde for mais conveniente para você, sem se preocupar com sua segurança.

Com videoaulas online você fica muito bem preparado sobre todo o conteúdo que realmente será cobrado na prova, sem necessidade de perder tempo com apostilas enormes que só te deixaram cansado e desmotivado.

A sua caminhada rumo à conquista da tão sonhada vaga só depende de você, com persistência e organização em pouco tempo sua vida estará muito melhor.

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