Quando se tem um e-commerce, atrair visitantes qualificados é essencial para realizar vendas. Mas, como sua empresa pode atingir esse resultado? Uma das formas mais eficientes é pela implementação do SEO para e-commerces.
Aqui, explicamos o que é SEO para e-commerce e indicamos como ele pode alavancar seu negócio, ajudando a atrair mais clientes em potencial e realizar mais vendas. Continue a leitura e confira!
O que é SEO para e-commerce?
Para entender o que é SEO para e-commerce, é importante saber o que significa SEO. Trata-se do Search Engine Optimization, que é uma estratégia de marketing digital voltada à otimização de sites para motores de busca, fazendo com que alcancem o melhor ranqueamento possível e de maneira orgânica.
Essa otimização possibilita que as páginas do site sejam indexadas em um menor prazo e exibidas exatamente para as pessoas que a empresa deseja, atraindo um público qualificado.
Toda a estratégia de SEO conta com o diferencial de ter baixo custo de implementação e manutenção, inclusive de oferecer resultados em médio e longo prazos, sempre de maneira contínua.
Portanto, o SEO para e-commerce nada mais é que uma otimização pensada e executada em lojas virtuais, contando como uma estratégia para ter melhor ranqueamento no Google, conseguindo atrair mais clientes e ter um aumento nas vendas.
Por que investir em SEO para e-commerce?
Por que sua empresa precisa investir em uma otimização SEO para e-commerce? Simples: trata-se de uma estratégia que possibilita que a empresa cresça em médio e longo prazos.
A otimização de e-commerces SEO coloca a loja virtual em uma posição de destaque em páginas de resultado de pesquisa, o que aumenta o tráfego qualificado, dá maior visibilidade à marca e aumenta a chance de fazer novas vendas.
Tudo isso a um baixo custo, uma vez que a estratégia de SEO é gratuita e a empresa só terá de contratar profissionais capacitados para implementá-la. Por isso, é um investimento que compensa, principalmente para e-commerces que buscam crescer de maneira contínua e sustentável.
Como implementar o SEO para e-commerce
Para otimizar um e-commerce, recomenda-se aplicar técnicas de SEO na loja online. E quais seriam essas técnicas? A seguir, listamos as principais:
Otimização com uso de palavra-chave
Toda otimização de e-commerce começa com uma pesquisa e uso de palavras-chave que possibilitam que a loja virtual seja encontrada pelo usuário do Google.
É importante que a empresa considere as diferentes etapas do funil de vendas em que os clientes podem estar, para conseguir captá-los e atraí-los para seu e-commerce.
Para isso, é só trabalhar com palavras-chave principais e suas variações, o que ajudará a aumentar o tráfego e taxa de conversão do e-commerce. Faça a otimização de todo o conteúdo da loja online, envolvendo detalhes como:
- Título de páginas: procure criar títulos com a palavra-chave principal, marca do produto, tipo e destaques da mercadoria, sempre de maneira reduzida e objetiva;
- Heading tags: as heading tags são marcações que indicam a hierarquia de títulos e intertítulos. É interessante trabalhar as keywords principais e variações;
- Meta description: trata-se de um texto curto e descritivo que aparece na página de resultados de busca, logo abaixo do link. Procure trabalhar a meta description como se fosse um pequeno anúncio;
- URL: a estrutura da URL deve ser simples e fácil de ser compreendida, para comunicar o tema principal da página ao Google agilmente;
- Descrição de produtos: crie descrições de produtos otimizadas com keywords, focando em um texto original, que não seja o padrão encaminhado pelo fornecedor;
- Imagens: toda imagem deve ter tags otimizadas com informações claras, curtas e objetivas, para o Google entender o arquivo.
Linkagem interna e externa
Sempre que possível, realize linkagens internas e externas para otimizar seu e-commerce. Dessa forma, o Google entenderá a relevância das páginas, colocando-as em um ranqueamento de destaque em resultados de busca.
Velocidade de carregamento
Quanto maior o tempo de carregamento de páginas de seu e-commerce, maior a possibilidade de o visitante (e potencial cliente) abandoná-las.
Essa maior taxa de abandono prejudica o ranqueamento da loja virtual, porque o Google entende que o e-commerce não oferece uma boa experiência para o usuário.
Por isso, é essencial garantir um carregamento de página rápido, o que possibilitará ter um melhor ranqueamento e mantê-lo por mais tempo.
Arquitetura da loja virtual
A arquitetura da loja virtual é a forma como o conteúdo está organizado e como as páginas se relacionam, garantindo uma navegação rápida, intuitiva e agradável.
Para otimizar a arquitetura do e-commerce é só criar categorias e subcategorias, de maneira a estruturar um caminho lógico para o usuário encontrar o que deseja.
Correção de links quebrados
Links quebrados garantem um rápido abandono de página e não oferecem uma boa experiência ao usuário. Logo, é importante evitá-los para ter um melhor ranqueamento. Para corrigi-los e ter uma otimização de SEO para e-commerce, implemente o redirecionamento de páginas.