SEO para e-commerce: descubra como alavancar seu negócio

Ilustração de uma lupa em cima da palavra SEO, e vários ícones digitais ao redor

Quando se tem um e-commerce, atrair visitantes qualificados é essencial para realizar vendas. Mas, como sua empresa pode atingir esse resultado? Uma das formas mais eficientes é pela implementação do SEO para e-commerces.

Aqui, explicamos o que é SEO para e-commerce e indicamos como ele pode alavancar seu negócio, ajudando a atrair mais clientes em potencial e realizar mais vendas. Continue a leitura e confira!

 

O que é SEO para e-commerce?

Para entender o que é SEO para e-commerce, é importante saber o que significa SEO. Trata-se do Search Engine Optimization, que é uma estratégia de marketing digital voltada à otimização de sites para motores de busca, fazendo com que alcancem o melhor ranqueamento possível e de maneira orgânica.

Essa otimização possibilita que as páginas do site sejam indexadas em um menor prazo e exibidas exatamente para as pessoas que a empresa deseja, atraindo um público qualificado.

Toda a estratégia de SEO conta com o diferencial de ter baixo custo de implementação e manutenção, inclusive de oferecer resultados em médio e longo prazos, sempre de maneira contínua.

Portanto, o SEO para e-commerce nada mais é que uma otimização pensada e executada em lojas virtuais, contando como uma estratégia para ter melhor ranqueamento no Google, conseguindo atrair mais clientes e ter um aumento nas vendas.

 

Por que investir em SEO para e-commerce?

Por que sua empresa precisa investir em uma otimização SEO para e-commerce? Simples: trata-se de uma estratégia que possibilita que a empresa cresça em médio e longo prazos.

A otimização de e-commerces SEO coloca a loja virtual em uma posição de destaque em páginas de resultado de pesquisa, o que aumenta o tráfego qualificado, dá maior visibilidade à marca e aumenta a chance de fazer novas vendas.

Tudo isso a um baixo custo, uma vez que a estratégia de SEO é gratuita e a empresa só terá de contratar profissionais capacitados para implementá-la. Por isso, é um investimento que compensa, principalmente para e-commerces que buscam crescer de maneira contínua e sustentável.

 

Como implementar o SEO para e-commerce

Para otimizar um e-commerce, recomenda-se aplicar técnicas de SEO na loja online. E quais seriam essas técnicas? A seguir, listamos as principais:

 

Otimização com uso de palavra-chave

Toda otimização de e-commerce começa com uma pesquisa e uso de palavras-chave que possibilitam que a loja virtual seja encontrada pelo usuário do Google.

É importante que a empresa considere as diferentes etapas do funil de vendas em que os clientes podem estar, para conseguir captá-los e atraí-los para seu e-commerce.

Para isso, é só trabalhar com palavras-chave principais e suas variações, o que ajudará a aumentar o tráfego e taxa de conversão do e-commerce. Faça a otimização de todo o conteúdo da loja online, envolvendo detalhes como:

  • Título de páginas: procure criar títulos com a palavra-chave principal, marca do produto, tipo e destaques da mercadoria, sempre de maneira reduzida e objetiva;
  • Heading tags: as heading tags são marcações que indicam a hierarquia de títulos e intertítulos. É interessante trabalhar as keywords principais e variações;
  • Meta description: trata-se de um texto curto e descritivo que aparece na página de resultados de busca, logo abaixo do link. Procure trabalhar a meta description como se fosse um pequeno anúncio;
  • URL: a estrutura da URL deve ser simples e fácil de ser compreendida, para comunicar o tema principal da página ao Google agilmente;
  • Descrição de produtos: crie descrições de produtos otimizadas com keywords, focando em um texto original, que não seja o padrão encaminhado pelo fornecedor;
  • Imagens: toda imagem deve ter tags otimizadas com informações claras, curtas e objetivas, para o Google entender o arquivo.

 

Linkagem interna e externa

Sempre que possível, realize linkagens internas e externas para otimizar seu e-commerce. Dessa forma, o Google entenderá a relevância das páginas, colocando-as em um ranqueamento de destaque em resultados de busca.

 

Velocidade de carregamento

Quanto maior o tempo de carregamento de páginas de seu e-commerce, maior a possibilidade de o visitante (e potencial cliente) abandoná-las.

Essa maior taxa de abandono prejudica o ranqueamento da loja virtual, porque o Google entende que o e-commerce não oferece uma boa experiência para o usuário.

Por isso, é essencial garantir um carregamento de página rápido, o que possibilitará ter um melhor ranqueamento e mantê-lo por mais tempo.

 

Arquitetura da loja virtual

A arquitetura da loja virtual é a forma como o conteúdo está organizado e como as páginas se relacionam, garantindo uma navegação rápida, intuitiva e agradável.

Para otimizar a arquitetura do e-commerce é só criar categorias e subcategorias, de maneira a estruturar um caminho lógico para o usuário encontrar o que deseja.

 

Correção de links quebrados

Links quebrados garantem um rápido abandono de página e não oferecem uma boa experiência ao usuário. Logo, é importante evitá-los para ter um melhor ranqueamento. Para corrigi-los e ter uma otimização de SEO para e-commerce, implemente o redirecionamento de páginas.

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